A atual gestão do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE) teve início em 18/04/2019. São 2 anos de muito trabalho pela valorização da Educação Física. Homenagem em Câmaras de Vereadores e Assembleia Legislativa de Pernambuco; organização de protestos, passeata, carreata e outros movimentos pacíficos e ordeiros; Prêmio Destaques do Ano; Medalha do Mérito da Educação Física de Pernambuco; Torneio de Futsal; Portal transparência; 25 Profissionais Delegados (criado pela Nova Gestão para que Profissionais de Educação física ajudem na aproximação do CREF12/PE com os registrados (PEF e PJ) e a sociedade (políticos, parceiros do CREF Club, etc), além de contribuírem na interiorização.
Mais de 100 parceiros no CREF Club – programa de parcerias com várias empresas e instituições para oferecer benefícios como descontos e condições especiais em produtos e serviços para todos os registrados (pessoa física e jurídica) no CREF12/PE.
Centenas de pessoas atendidas através do Fale com a Presidência (criado pela Nova Gestão para que todas as pessoas físicas e jurídicas possam falar diretamente com a Presidência do CREF12/PE, seja na sede da nossa autarquia ou em reuniões no interior do estado).
Agora, temos Leis e Projetos de Lei (PL) em todas as esferas tramitando por iniciativa do CREF. PL que reconhece a atividade física e os locais de prática como essenciais; obrigatoriedade do Profissional de Educação Física para ministrar aulas de educação física em toda a educação básica; proposição para Lei do Piso Salarial; PL para quadras cobertas em todas as escolas; meia entrada com a exibição da CIP; entre outra dezena de projetos de lei propostos pelo CREF aos vereadores, prefeitos, deputados, senadores, governador, ministros e Presidente da República.
CREF Visita (onde levamos nossa Unidade Móvel de Atendimento) em todas as microrregiões do estado oferecendo todos os serviços administrativos (registro de pessoas físicas e jurídicas, renovação de documentos, biometria, assinatura digital, foto, negociação de dívidas, etc).
Realizamos dezenas de Lives e palestras gratuitas. Eventos presenciais e on-line, sempre respeitando o momento pandêmico com suas restrições e protocolos. Ainda assim, tivemos eventos com profissionais de diferentes cidades, estados e países, com temas diversificados.
Hoje, temos um trabalho efetivo das Comissões. Estas, são órgãos de assessoramento ao CREF, composta por Profissionais de Educação Física que voluntariamente contribuem com nossa profissão. Pessoas com espírito público, que não buscam privilégios ou vantagens, que têm contribuído bastante com a gestão.
Nos últimos dois anos, tivemos um aumento (quanti e qualitativo) bem significativo no número das fiscalizações. Em 2019, nossa equipe de Orientação e Fiscalização esteve em 100% dos municípios pernambucanos. Em 2020, mesmo com a pandemia e lockdown, fomos em mais 90% das cidades do estado.
Modificamos processos e agora temos agilidade no atendimento. A Cédula de Identidade Profissional (CIP) que demorava meses para ser entregue agora sai na hora. Tudo, atualmente, funciona com bem menos burocracia e muito mais humanização.
Temos o Jornal do CREF e um Novo Site; estamos frequentemente nas rádios, blog, jornais e televisões prestando contas de nosso trabalho; passamos de 1 (um) mil seguidores (no ano de 2019) para 13 (treze) mil (em 2021) no Instagram, entre tantas outras ações criadas pela Nova Gestão.
A Nova Gestão preza muito pela transparência. Exatamente por isso foi feita uma grande revolução no Portal Transparência que antes só tinha missão, valores, visão, história, código de ética, endereço, telefone e lista dos funcionários. Na época das eleições do CREF, em 2018, foi solicitado orçamento, despesas, estatuto, atas e nada foi entregue, sequer responderam. Houve uma eleição sem que as pessoas soubessem do estatuto da entidade. Os candidatos usavam o de outros CREFs, pois são parecidos. Só foi possível ter acesso ao estatuto do CREF12 quando ele foi anexado no processo judicial (que tentava barrar duas chapas de disputar o pleito).
Agora o Portal Transparência tem absolutamente tudo. Ata das comissões, diretoria e plenária. Pagamentos, relatórios, balancetes, prestação de contas, licitações, contratos, estatutos (desde a fundação), etc. Outro valor inegociável da gestão é a legalidade. Há cumprimento das leis, jurisprudência, estatuto, resoluções e orientação do jurídico do CREF para tomada de decisões. Exatamente por isso conselheiros perderam o cargo, nos termos estatutários.
A Educação Física, hoje, está unida. Conselheiros, delegados, funcionários, estudantes e profissionais de educação física, empresários, políticos e sociedade todos juntos pelo reconhecimento e valorização da profissão e, por conseguinte, proteção da coletividade.
Inovação, austeridade, transparência e legalidade, agora, fazem parte do cotidiano do CREF12/PE.
Com muito trabalho, diálogo, responsabilidade, ética e bom senso continuaremos, unidos, para colocar a Educação Física em destaque e fazendo a diferença na vida das pessoas. Gratidão!
Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE)
Presidente do CREF12/PE)