Setembro Verde: Um mês de conquistas e desafios para a Educação Física em Pernambuco

O Setembro Verde marca o mês da Educação Física. A cor é verde, pois tal cor é atribuída aos cursos da área da saúde e significa esperança, força, longevidade e imortalidade. Demonstra adaptação ao ambiente e a capacidade do contato. Também é conhecida como a cor do conhecimento.

No dia 1º de setembro é comemorado em todo o país o Dia do Profissional de Educação Física. Essa celebração ocorre nessa data por coincidir com a instituição da Lei Federal nº 9696, em 1º de setembro de 1998, que regulamentou a Profissão de Educação Física e criou os Conselhos Federal e Regionais de Educação Física. Desde a regulamentação da profissão a sociedade brasileira e a Educação Física tiveram inúmeros avanços com o trabalho realizado pelo Sistema CONFEF/CREFs.

Em Pernambuco, por requerimento do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) aprovou a Lei 16609/2019 que institui a Semana Estadual do Profissional de Educação Física, na primeira semana do mês de setembro.

A educação física ganhou outra dimensão graças ao trabalho do CREF de Pernambuco em defesa da sociedade, zelando pela ética na profissão e no combate as pessoas que trabalham sem registro (exercício ilegal da profissão). Semestralmente 100% dos municípios pernambucanos são fiscalizados pela autarquia federal. O Conselho foi a primeira entidade de Pernambuco a usar bodycam (câmeras corporais). O CREF12/PE é o único Conselho Profissional do Brasil, dentre todas as profissões, a usar drone e câmeras corporais nas ações de orientação e fiscalização. Também foi o primeiro conselho do país a lançar podcast em áudio e vídeo. Premiações nacionais, dois anos consecutivos, em duas categorias distintas: Melhor Fiscalização do país (dentre todos os Conselhos Profissionais); e outra “Transparência e Prestação de Contas”.

A atual gestão da entidade fez uma verdadeira revolução. Com apenas 06 (seis) meses de mandato foi lançada a CIP (Carteira de Identidade Profissional) digital e o aplicativo da entidade. Em seguida: Júri Ético Simulado, Fale com o Presidente, Destaques do Ano, Estudante no CREF, renovação de toda a frota (através de licitação), leilão dos automóveis antigos, compra de terreno para construção da sede, cobrança do piso salarial, CREF Club, 107 Profissionais Delegados em 2024, Meu CREF Primeiro, alteração na Lei Estadual da Meia Entrada, Digitalização dos documentos, Medalha do Mérito, leis benéficas à educação física, enfim o volume de ações e entregas é absurdamente grande. Por tantos avanços, a atual gestão tem conquistado inúmeras premiações e aprovação de mais de 90% da categoria.

É preciso, entretanto, união e mobilização para que continuemos avançando. Lutamos para que tenhamos, no mínimo, três aulas semanais, por turma, de Educação Física ministrada exclusivamente por Profissionais de Educação Física (regulares com o CREF) na Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais) e Ensino Médio, em escolas públicas e privadas, de todo o país.

Defendemos a redução dos impostos para academias e demais pessoas jurídicas registradas nos CREFs, uma vez que estes locais promovem saúde e previnem doenças, bem como a dedução dos pagamentos efetuados a pessoas físicas e jurídicas que atuem na área de Educação Física da base de cálculo do Imposto de Renda.

É imprescindível melhorar as condições de trabalho do Profissional de Educação de Física. Queremos quadras cobertas em todas as escolas; sala de dança, ginástica e lutas; apoio a projetos sociais, compra e reposição de materiais didáticos essenciais de trabalho do Profissional de Educação Física como material didático, livros, bolas (para handebol, vôlei, basquete, futebol, etc), tabelas, barras, raquetes, cones, bambolês, redes, tatames, padrão, step, etc.

A Educação Física é essencial nas políticas públicas de educação, saúde, esportes, segurança pública, ressocialização, turismo, lazer, assistência social, juventude, entre outras áreas transversais que a Educação Física faz a diferença.

O Conselho Regional de Educação Física de Pernambuco cobra a inserção do Profissional de Educação Física, preferencialmente via concurso público, no SUS (Sistema Único de Saúde) em locais como NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), UBS (Unidade Básica de Saúde) e hospitais.

Convido todos a estarem juntos conosco trabalhando pela Educação Física nos próximos anos em maiores desafios! Unidos, somos bem mais fortes! Um caloroso abraço!

Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE) Presidente do CREF12/PE
Instagram: @luciobeltrao

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo