O Prof. Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE), presidente do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE), finalizou o Curso Avançado de Gestão Esportiva (CAGE), a principal formação em gestão esportiva do Brasil, após a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), diversas provas, estudos de casos, atividades teóricas-práticas, dinâmicas, discussões em grupos e término de módulos presenciais (no Rio de Janeiro) e on-line.
Pelo trabalho revolucionário, democrático, inovador, transparente, humanizado e impactante que vem realizando à frente do CREF12/PE, além da análise curricular e entrevistas, o Prof. Lúcio Beltrão foi um dos gestores do país selecionados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para participar do Curso Avançado de Gestão Esportiva (CAGE) , que começou ainda em 2023.
“O CAGE é sensacional, composto de avaliações, aulas, networking, alunos e professores com um nível extremamente alto. Saio ainda maior, com uma bagagem incrível e uma visão bem mais refinada. O modelo de negócio que apresentamos é absolutamente sustentável e benéfico para todo o ecossistema do esporte pernambucano (registrados no CREF12/PE, bem como atletas, ex-atletas, técnicos, gestores, clubes, associações, organizações esportivas, entre outros).Pretendemos através de capacitações de qualidade, elevar o nível de todos que fazem o esporte em Pernambuco e, consequentemente, contribuir com o esporte brasileiro”, explicou o Prof. Lúcio Beltrão.
A celebração da formatura foi realizada nesta sexta-feira (26), com a presença do presidente do COB, Paulo Wanderley Teixeira (CREF 014000-G/ES), e dos facilitadores que contribuíram para a formação dos 36 novos gestores da 12ª turma do tradicional curso. A edição deste ano, realizada durante 10 meses entre 2023-2024, teve carga horária de 360 horas e teve como tema principal o Plano de Negócios. Gestão de Organizações Esportivas, Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas, Gestão Financeira, Gestão de Marketing e Organização de Grandes Eventos Esportivos estão entre as disciplinas ministradas no Curso Avançado de Gestão Esportiva (CAGE).
“É uma satisfação celebrarmos esse momento. O CAGE é uma prova de que o COB não se preocupa somente com o alto rendimento esportivo, mas também com a capacitação, através do trabalho com o Instituto Olímpico. O curso é uma forma de expandir esse braço educacional para além do Comitê, uma vez que aqui temos representantes das confederações, secretarias esportivas e outros órgãos envolvidos no âmbito esportivo”, ressaltou Paulo Wanderley.
O CAGE é uma iniciativa da Solidariedade Olímpica Internacional (SOI), do Comitê Olímpico Internacional (COI), e tem por finalidade o desenvolvimento administrativo dos Comitês Olímpicos Nacionais. No Brasil, é realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), através da sua área de educação, o Instituto Olímpico Brasileiro (IOB). Pelo elevado padrão do curso e rigoroso processo de seleção, o CAGE é considerado a qualificação mais prestigiada em gestão esportiva de todo o país.