Profissionais de Educação Física e Médicos Veterinários vão se reunir com o Secretário de Saúde de Pernambuco André Longo, na próxima segunda-feira, dia 24, para reivindicar a ampla vacinação contra COVID-19 para os profissionais das respectivas áreas.
O encontro foi marcado após uma carreata promovida pelos profissionais na última quarta-feira (19/05), onde foi reivindicada a vacinação por completo dos Profissionais de Educação Física e Veterinários, que tem enfrentados diversas dificuldades para serem imunizados.
A carreata realizou um percurso por ruas e avenidas do Recife, com auxílio de carro de som, faixas e cartazes. O trajeto teve início na antiga Fábrica Tacaruna e seguiu até a sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no bairro do Bongi, no Recife.
Na sede da SES, uma comissão formada pelo Presidente do CREF12/PE, Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE), Liana Lisboa (CREF (002061-G/PE), tesoureira da Associação dos Profissionais de Educação Física de Pernambuco (APEF-PE) e Elisa Araújo, Presidente do Conselho Estadual de Medicina Veterinária (CRMV-PE),
foi recebida pelo Chefe de Gabinete do Secretário de Saúde do Estado, Eduardo Florio.
“É preciso mudar o entendimento da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério Público sobre a vacinação de Profissionais de Educação Física que atuam nas academias ou de forma autônoma. As 14 profissões ligadas à saúde já deveriam ter sido vacinadas na sua totalidade. O que tem acontecido com os Profissionais de Educação Física é uma verdadeira loteria. Uns conseguem ser vacinados e outros não,” destacou o presidente do CREF12/PE, Lúcio Beltrão.
O Presidente da Associação dos Profissionais de Educação Física de Pernambuco APEF-PE, Ícaro Carvalho (CREF 003115-G/PE), destacou a importância do movimento VACINA JÁ . “Desde o início da pandemia estamos na luta por nossos espaços de diálogo e consequentemente o nosso direito de atuação. Então essa é uma mobilização conjunta da APEF e do CREF12/PE para que os Profissionais de Educação Física sejam ouvidos e inseridos nas decisões relativas à atuação na saúde”, detalhou.
Sobre os próximos passos da luta pela vacinação ampla dos Profissionais de Educação Física no estado, o presidente Lúcio Beltrão pede engajamento.”Vamos continuar na mobilização nas redes sociais marcando seus vereadores e deputados, vamos continuar o diálogo com o poder público para que haja essa ampliação da vacinação. Vamos seguir também mobilizando a imprensa e é de extrema importância termos um maior engajamento dos Profissionais nos atos e ações que tem sido feitas para que a vacina chegue com mais rapidez a todos,” enfatizou.