Desde julho de 2020, o protocolo das academias, box, estúdios e similares estabelece a ocupação simultânea de um aluno a cada 10 metros quadrados nas áreas de treino, piscina e vestiário. O uso correto de máscara é obrigatório, inclusive durante as atividades. As Pessoas Jurídicas devem disponibilizar álcool a 70% para higienização das mãos dos alunos e colaboradores na recepção e espalhado dentro da academia, além de ter que fechar cada área duas a três vezes ao dia, por pelo menos 30 minutos, para a limpeza geral e desinfecção dos ambientes durante seu funcionamento.
O CREF12/PE lembra que não houve nenhuma alteração no protocolo. É preciso, portanto, cumprir tudo na íntegra para evitar fechamento e multas por parte da Vigilância e Procon, além, claro, da proliferação da pandemia.
É importante divulgar o cumprimento dos protocolos nas redes sociais das academias e similares, dos profissionais de educação física e colaboradores para que toda a sociedade veja que somos locais seguros.
Principais medidas sanitárias:
1) 1 aluno por 10m²
2) Tapete sanitizante
3) Aferição da Temperatura
4) Uso correto da máscara (cobrindo boca e nariz)
5) Delimitar com fita o espaço em que cada aluno deve se exercitar
6) Cada aluno deve ficar a 1,5 metro de distância do outro
7) Utilizar apenas 50% dos aparelhos de cardio, ou seja, deixar o espaçamento de um equipamento sem uso para o outro ou garantir o distanciamento mínimo de 2 metros entre eles